segunda-feira, 9 de junho de 2014

Tensões no Leste Europeu.



Parece que muita coisa não mudou desde a guerra fria, que ainda continua deixando seus resquícios. Até hoje, Rússia e EUA parecem que continuam uma rivalidade, não muito diferente desde à época de Rocky IV.

Desde os protestos na Ucrânia e a saída da região da Criméia para anexar-se à Rússia, especula-se um conflito, devido a uma série de divergências, armado entre os dois países e até a intervenção americana na briga.

Tais especulações vêm ganhando mais força ultimamente, devido à crise da Rússia com o Ocidente devido a Ucrânia, na qual os Estados Unidos se intervia na situação criticando a ação russa de intrometer na crise ucraniana e promover a anexação da Criméia em seu território.

Porém, as ações americanas estão chegando cada vez mais ao seu ápice. Na semana passada, os EUA ofereceram maior apoio militar aos membros da OTAN para reduzir preocupações com Moscou.

Já na Polônia, pais membro do tratado, Obama disse que fará investimentos para apoio e treinamento de tropas da aliança que fazem fronteira com a Rússia, e disse também que iria revisar a posição de tropas permanentes na Europa, devido à crise da Ucrânia, mas não confirmou em colocar tropas na terra, como a Polônia pedira, como medida de segurança.

A Rússia há muito tempo é declaradamente contra a expansão da OTAN, dizendo que isso ameaça a sua segurança. Segundo vice-ministro de Relações Exteriores Vladimir Titov, nesta segunda-feira, qualquer nova expansão do tratado para perto da fronteira russa, será encarada como ‘’demonstração de intenções hostis’’ e serão adotadas medias políticas e militares para garantir segurança ao país.

"Nós não podemos ver tal acúmulo de poder militar da aliança perto da fronteira com a Rússia como outra coisa a não ser uma demonstração de intenções hostis", declarou Titov. Além disso, a Rússia diz que o plano da Ucrânia de ter uma relação mais estreita com o Ocidente, incluindo a aliança militar e a União Europeia, cobra uma reação de sua parte. Já o Ocidente, acusa a Rússia de interferência na Ucrânia para manter o país, ex-república soviética, uma região de sua influência.

Resta nos esperar que os cenários de guerra e caos mundial, retratados em filmes, jogos, etc. (na maioria de produção americana), envolvendo e protagonizando Rússia e EUA como inimigos, não aconteça realmente, pois se acontecer, provavelmente será uma nova guerra mundial, e que as consequências serão resumidas em uma frase, de Einstein ‘’Não sei com que armas a III Guerra Mundial será lutada. Mas a IV Guerra Mundial será lutada com paus e pedras."

Vinícius WP


Nenhum comentário:

Postar um comentário