segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Oi? Teatro? É você?

Oi? Teatro? É você? 


Hoje em dia eu fico chateada de ver o desinteresse que as pessoas no geral possuem em relação à cultura. 
Mas aí eu fico pensando, será que esse desinteresse vem da educação? da família? da escola? do governo? ou vem de geração em geração? Cada dia nossos jovens com menos interesse à cultura.

No meu ponto de vista, as pessoas só se interessam pela arte quando vem de algum incentivo, tanto da parte familiar, quanto da parte das escolas. Eu acho sim, que falta investimentos do governo nessa área, é uma área que está perdida, hoje em dia existem crianças e jovens que nunca ouviram falar em teatro ou em uma música clássica, por exemplo. 

Muitas pessoas são contra a cultura, a arte, devido ao fraco desenvolvimento e investimento e, também existe um certo preconceito com quem faz arte. Geralmente o preconceito é bastante ouvido como "nossa você faz teatro? toma cuidado porque nesse meio da arte está cheio de gays". Até quando? Até quando, eu e outros "artistas" teremos que escutar isso? 

Hoje em dia não se vê mais um festival de teatro onde possa seguir uma tradição em todos os anos. 

Ontem eu fui assistir uma peça de teatro em um espaço dentro de uma biblioteca infantil, onde esse espaço pertence ao Circo- Teatro Guaraciaba. É um pequeno espaço, porém foi lindo ver esse espaço lotado, ver o brilho nos olhos das crianças ao assistirem a peça, isso é fantástico! E uma coisa que eu me pergunto sempre, é o porque uma peça de teatro não ser tão bem divulgada quanto ao um show? Isso dói demais. Mas por um lado, fico feliz de ver em cada peça que vou assistir ou em que apresento, é ver salas lotadas e ver o quanto o teatro ainda é querido e apreciado por muitos. 

Enfim, é um pequeno desabafo de uma jovem atriz, que está no caminho e lutando para que a arte seja mais valorizada pelas pessoas.

"Como artistas, pensamos que devemos formar um espectador corajoso; um cidadão que pode dizer livremente o que pensa. Um ser humano que pensa sem medo, sem grades. O pensamento livre gera criatividade. E criar é o que nos faz ir além" - Necésio Pereira.


Natasha Correa Amaral - estudante de Jornalismo 2º período - Uniso

Nenhum comentário:

Postar um comentário